terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Prefeitura inicia operação Orla Segura na praia de Grussaí

Foto: Divulgação/Prefeitura de São João da Barra

Com a finalidade de garantir o ordenamento da orla, o cumprimento das leis ambientais e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Prefeitura de São João da Barra, no Norte Fluminense, iniciou no último fim de semana o projeto Orla Segura na praia de Grussaí.

Agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Grupamento Ambiental, Setor de Postura e Fiscalização, e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) participaram da panfletagem educativa sobre a proibição do trânsito de veículos na faixa de praia e outras questões ambientais.

A subsecretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, ressaltou a importância da ação para sensibilizar a população através da educação ambiental e orientação do uso correto da faixa de areia, visando proteger e equilibrar o ecossistema e as espécies da fauna e da flora existentes entre o Pontal de Atafona e a praia do Açu.

“Além do trabalho de panfletagem de educação ambiental, estamos atuando com um projeto onde são realizadas palestras educativas e soltura de filhotes de tartarugas marinhas em parceria com o Porto do Açu e o Projeto Tamar, em pontos estratégicos da orla”, disse Joice, informando que as ações incluem, também, bloqueio físico nas possíveis entradas de veículos identificadas na faixa de areia e colocação de placas educativas.

A Guarda Civil e o Grupamento Ambiental estão auxiliando a execução do projeto com ações preventivas, coercitivas, sanções administrativas e penais. “Com a chegada dos quadriciclos, as ações de fiscalização serão intensificadas facilitando a aplicação das leis, tendo em vista que é proibido o trânsito de veículos na faixa de praia”, alertou o comandante da Guarda, Marcelo Reis, enfocando que essas medidas proporcionarão maior segurança para os frequentadores da orla.

Fonte: G1.com/nortefluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário