segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Enel realiza inspeção com helicóptero na rede elétrica de cidades do Norte e Noroeste do Rio

Imagem ilustrativa 

Durante os próximos dias, um helicóptero sobrevoará cinco cidades do Norte e Noroeste Fluminense a serviço da concessionária de energia elétrica Enel, para inspecionar trechos da rede elétrica da região.

O objetivo é ter uma visão aérea das linhas de transmissão e redes de média tensão, localizadas em pontos afastados das regiões urbanas, onde os carros da empresa não conseguem acessar facilmente, para verificar necessidades de manutenção e identificar pontos para realização de poda de árvores.

O trabalho será realizado em Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Italva, Natividade e São João da Barra. Ao todo, serão mil quilômetros inspecionados na região.

Em Campos, o helicóptero sobrevoará até o dia 10 de novembro bairros como Parque Prazeres, Parque São Jorge, Calabouço, Parque Santa Clara, Usina São João e Parque Vicente Dias.

A aeronave é equipada por uma câmera de alta resolução, que filma todo o trajeto, por um aparelho de tecnologia Lidar (da sigla inglesa Light Detection and Ranging), além de um equipamento termográfico. Com a câmera, pode-se registrar possíveis problemas na rede elétrica de diversos ângulos diferentes.

Por meio desta tecnologia, será possível detectar a distância exata entre a vegetação e os condutores elétricos. Já com a câmera termográfica, será possível verificar a temperatura de conexões e equipamentos. Em terra, uma equipe da Enel receberá todas as informações geradas pelo helicóptero e, dessa forma, consegue realizar os serviços na rede com precisão.

Segundo a empresa, o projeto de inspeção aérea por helicópteros diminui os riscos à segurança dos funcionários, clientes e da população em geral.

Fonte: G1.com/nortefluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário