terça-feira, 31 de outubro de 2017

Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começa nesta quarta em Campos


A Superintendência de Agricultura e Pecuária de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, abre nesta quarta-feira (1º) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, em uma propriedade do assentamento Zumbi I. Segundo o superintendente Nildo Cardoso, nesta fase serão vacinados apenas os bovinos e búfalos com até dois anos de idade.

Serão 10 vacinadores, que terão o apoio de cinco estagiários da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Segundo a superintendência, um fator que também deverá facilitar a vacinação é a utilização do cadastro da primeira etapa, quando foram aplicadas 22 mil doses.

"Os animais com mais de dois anos não serão vacinados nesta etapa, porque já têm maior imunidade, tendo sido imunizados em anos anteriores", explicou Nildo.

Além dos animais dos pequenos criadores, beneficiados pela vacinação gratuita, Campos possui outras cerca de 230 mil cabeças de médios e grandes criadores, que deverão comprar a vacina nas lojas especializadas e realizar a imunização até o fim de novembro. Quem deixa de vacinar o gado, fica impedido de comercializar produtos derivados e de circular com os animais de uma propriedade para outra, dentre outras restrições.

O estado do Rio de Janeiro é considerado “área livre de febre aftosa com vacinação” desde 1998. Os últimos dois casos foram registrados em 1997, um em Magé e outro em Itaperuna.

Fonte: G1.com/nortefluminse

Nenhum comentário:

Postar um comentário