sábado, 15 de julho de 2017

Rezoneamento: mais seis ZEs encerram suas atividades na semana que vem


Eleitores das zonas extintas não precisam atualizar o título

Em mais uma etapa do rezoneamento determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima semana seis zonas eleitorais da Capital serão extintas. Na quarta-feira (19), o eleitorado da 124ª ZE (Bangu) e da 232ª ZE (Padre Miguel) passará para a 233ª ZE (Padre Miguel), e o da 235ª ZE (Magalhães Bastos), para a 234ª ZE (Realengo). No mesmo dia, a 236ª ZE (Senador Camará) e a 237ª (Jabour) ZE serão incorporadas à 238ª ZE (Senador Camará), e a 231ª ZE (Padre Miguel), à 24ª ZE (Senador Camará). A relação completa das zonas eleitorais extintas, com os novos endereços e o cronograma de mudanças, pode ser consultado aqui.

No total, serão extintas 48 das 97 zonas eleitorais da Capital. Os eleitores cujas zonas eleitorais serão incorporadas a outras não precisam realizar nenhum tipo de operação, desde que sua situação esteja regular. Os locais de votação dos eleitores também não devem ser alterados, mas é sempre recomendável, antes de qualquer pleito, conferir o endereço de sua seção eleitoral.

O remanejamento atende a uma determinação do TSE, que, em março, aprovou a Resolução 23.512/2017 e publicou a Portaria 207/2017, com o objetivo de realizar um rezoneamento eleitoral para "aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais". Em todo o país, serão extintas 72 zonas eleitorais em 16 capitais.

***

DÚVIDAS FREQUENTES

O que muda com o rezoneamento?
R: No município do Rio, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral, serão extintas 48 das 97 zonas eleitorais. Os eleitores das zonas eleitorais extintas serão automaticamente transferidos para as zonas eleitorais às quais foram agregadas, conforme tabela abaixo.

Meu local de votação vai mudar?
R: Não, o local deve continuar o mesmo. Sempre é recomendável, porém, antes de qualquer eleição, conferir os endereços dos locais de votação, pois eventualmente as zonas eleitorais alteram seu locais de votação devido a questões de logística.

Preciso "atualizar" meu título?
R: Não, os eleitores cujas zonas eleitorais foram agregadas a outras não precisam realizar nenhum tipo de operação, desde que sua situação esteja regular.

Como saber se minha zona eleitoral foi extinta?
R: Confira abaixo a relação completa das zonas eleitorais que serão extintas, com os novos endereços de atendimento e o cronograma das mudanças. A lista também está disponível em www.tre-rj.jus.br.

Fonte:TRE/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário