sábado, 10 de setembro de 2016

Caio: vamos construir o estádio


A construção do estádio municipal é um antigo desejo dos clubes de futebol de Campos. Em entrevista à Folha, Caio Vianna, candidato à Prefeitura de Campos pelo PDT, destaca que já existe o projeto de um estádio com capacidade para 20 mil torcedores e que poderá ser ampliado para 30 mil. Esse estádio, segundo Caio, também será usado pelas equipes de futebol amador. Falando a respeito do Bolsa Atleta, diz que algumas modalidades esportivas são discriminadas pelo projeto. “Deixaram modalidades de fora. Não existe atualmente um padrão e um projeto igualitário para as modalidades. A proposta é de que sejam contemplados apenas os atletas que vencerem as suas etapas e campeonatos municipais desenvolvidos pela FME”, diz Caio, ressaltando que levará o ciclismo e o remo para pontos extremos do município.

Iniciação esportiva nas praças e nas escolas

A iniciação esportiva nas praças e nas quadras municipais será dada a partir de maio e com término em dezembro, com a prática de oito modalidades (Futsal, Basquete, Handebol, Vôlei, Vôlei de Areia, Futebol de Campo, Fut7 e Futevôlei). O nosso projeto piloto, que terá a denominação de “Interbairros”, terá como finalidade movimentar os esportes que estão esquecidos em Campos e levar os atletas em destaque para as equipes da Fundação Municipal de Esportes (FME), que será reativada. As praças terão também aulas específicas para a terceira idade, com inclusão da academia voltada para os idosos, e aulas de danças para todas as idades durante o ano inteiro. Em parceria com a Secretaria de Educação, criaremos um calendário padrão, sendo que em cada bimestre será desenvolvido um desporto específico. Serão quatro modalidades durante o ano: Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei, para desenvolvermos o esporte na educação física escolar e “garimparmos” atletas para formação de uma base sólida para as equipes futuras da FME. Seremos responsáveis pela estrutura material, a fim de que os profissionais de Educação Física possam realizar com sucesso o planejamento de aulas. Caberá aos professores a responsabilidade de observar os alunos que se destacam e indicá-los para as equipe de base que serão criadas dentro da FME. Faremos adaptações e reformas nas escolas que necessitam de estrutura para o desenvolvimento de uma aula prática. 

Jogos Estudantis Municipais

Retornaremos, depois de seis anos, os Jogos Estudantis de Campos para dentro da FME e nas quadras próximas às escolas municipais. Teremos os Jogos Estudantis Municipais (Jeem), com a participação exclusiva das escolas municipais no 1° Semestre. Os JEC´s, com as escolas particulares e municipais, juntas, no 2° semestre, e apoio aos universitários com os Jogos Universitários de Campos (JUC´s) ,no 1° e 2° semestre, com todas as faculdades do município envolvidas. No Jeem, daremos toda a logística de transporte para que as localidades mais distantes participem dos jogos.

Relação entre a Fundação Municipal da Infância e da Juventude e o Esporte

Desenvolveremos projetos esportivos em parceria com a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), propiciando a estrutura necessária, com profissionais da área e materiais esportivos, para o desenvolvimento do trabalho a fim de detectarmos talentos para serem integrados às equipes de da FME. O projeto não visa apenas retirar as pessoas à margem da criminalidade, como é feito pelo governo atual, esqueceram-se de formar cidadãos e atletas para o nosso município. Esqueceram-se também de que o esporte é uma ferramenta importante, como a educação e a saúde. Reformaremos a quadra da FMIJ, para que os alunos tenham o sonho de ser um atleta profissional, sabendo que a Prefeitura poderá dar esse suporte.

Programa Bolsa Atleta

A FME faz hoje uma triagem para que os atletas sejam contemplados por currículos de campeonatos de que participaram durante o ano anterior e muitos desses currículos não possuem chancelas de suas federações, sendo facilmente burlados. Existem modalidades hoje, no projeto Bolsa Atleta, que não são considerados esportes, com atletas contemplados, e deixaram modalidades de fora como Futsal, Skate, Esporte Equestre, Rugby e Futebol de campo. Não existe atualmente um padrão e um projeto igualitário para as modalidades. Existem modalidades com 21 atletas contemplados e outras com apenas um ou dois. Incluirei modalidades, contemplando com o Bolsa Atleta todas as modalidades apoiadas. A proposta é de que sejam contemplados apenas os atletas que vencerem as suas etapas e campeonatos municipais desenvolvidos pela FME.

Criação de espaços para a prática de esporte e recreação nos bairros e distritos. Adaptação do Cepop para escolinhas de esportes de quadras

O projeto para os bairros e distritos em Campos já está pronto pela minha equipe, já mapeamos, via satélite, todo o município e verificamos as quadras que necessitam de reformas, onde existe espaço para fazer uma quadra poliesportiva, academia para a terceira idade e campos de grama sintética para os bairros e distritos, para que a população venha desfrutar desses espaços e tenha uma qualidade de vida saudável.
Em parceria com a Secretaria de Educação, faremos uma escola dentro do grande espaço que não é utilizado pelo Cepop. Criaremos um modelo de escola de tempo integral. À noite, as quadras funcionarão para as equipes de desportos da FME, ou seja, o Cepop estará funcionando o ano inteiro para a formação de cidadãos e atletas profissionais sem atrapalhar o carnaval e as festas culturais.

Relação entre a Fundação Municipal de Esportes x Secretaria Municipal de Educação, além da Saúde

Trabalhando em parceria com a Secretaria de Educação, os alunos realizarão exames anualmente no Centro de Ciência, Reabilitação em Atividade Física (CCRAF/FME). De posse de seu biótipo, saberemos em qual esporte o aluno poderá ser inserido, dentro da FME. As escolas terão um modelo padrão para Educação Física, que hoje não existe. Iremos massificar, junto aos professores de Educação Física, a participação dos alunos no JEEM e no JEC´S, incentivando as formações das equipes nas escolas. A Secretária de Saúde poderá utilizar o espaço do CCRAF/FME para reabilitações de pacientes e exames, dando o suporte à FME, em parceria junto aos eventos esportivos, dando toda estrutura com ambulâncias, enfermeiros e médicos, palestras para os profissionais que trabalharão nos eventos desportivos e professores.

Esportes Radicais e Lutas

Como o primeiro ano (2017) será o de um projeto em estruturação, farei uma pista profissional para Half Pipe e Skate Park, que será modelo no Estado do Rio para treinamento e competições depois que a pista estiver pronta. O Mountain Bike, MotoCross e o Voo livre estão no calendário dos projetos de etapas para os atletas da nossa região. Iremos fazer as competições e eventos em locais belíssimos e pouco explorados. As artes marciais terão objetivo específico na pasta da FME. Farei uma base de treinamento para os profissionais das lutas na própria sede da FME, dando toda a estrutura com fisioterapeutas, para que possam utilizar o nosso Centro de Ciências e Reabilitação para se prepararem em suas competições futuras. O Jiu-Jitsu, Taekwondo, Kickboxing, Kung-Fu, Boxe, Muay-Thai e o MMA se encaixam nos projetos de etapas.

Esportes Paralímpicos

Teremos a primeira sub-secretaria destinada aos atletas Paralímpicos na pasta da FME. Dentro da nossa estrutura, teremos profissionais capacitados para fomentar os projetos durante o ano. Os Jogos Estudantis Municipais Adaptados (Jema), Esporte Unificado (processo de inclusão), Atletas Saudáveis (avaliações), Atletas Jovens (atividade psicomotora de estimulação, de 0 a 5 anos) e Juventude e Escola (parceria junto com a secretária de Educação para o processo de inclusão junto ao esporte, professores e família). Daremos cursos anualmente para que os profissionais de Educação Física possam se engajar junto à FME e sub-secretaria Paralímpica, para atuarem nas competições e eventos que faremos e valorizando nossos atletas, para Campos ser um pólo paralímpico no Estado do Rio. 

Farol de São Thomé, Lagoa de Cima e Imbé (verão e pós verão)

Se o verão fosse hoje, começaríamos amanhã os projetos. Farol de São Thomé, Lagoa de Cima e Imbé estão nos projetos de etapas onde serão realizadas três competições: uma no verão, uma no primeiro semestre e uma no segundo semestre, para fecharmos bem o ano nessas localidades que possuem espaços incríveis, não explorados por práticas esportivas, o que acontecerá em nosso governo. Existe um modelo padrão de ranqueamento e premiações para as competições de Mountain Bike, MotoCross, Submission, Bodybuilding, CrossFit, SUP, Triathlon, Body-board, Surfe, Futebol de Areia, Competição de Laço, Rugby de Areia, MMA, Natação de águas abertas e Futebol de Campo. Reformarei o Campo do Lagamar, transformando-o em um espaço para os locais e veranistas terem um local específico para praticar a sua atividade física. Não podemos nos esquecer do Rally do Petróleo, que foi criado por nós e faremos adaptações para os competidores de nossa região terem um pista off Road, para competirem e treinarem no Farol.

Vilas olímpicas

Esse projeto precisa ser reavaliado, buscando atender os seus reais objetivos. Não precisamos de obra maquiada. Gastamos cerca de 22 milhões para construir duas Vilas e até hoje não temos infra-estrutura para operacionalizá-las. É preciso ter seriedade nos investimentos e cobrar seus resultados.

Estádio Municipal e futebol amador

Na primeira gestão do atual governo, prometeram o estádio de futebol e onde está este estádio? Já existe um projeto para atender aos quatro clubes de Campos com um estádio, com capacidade para 20 mil pessoas na primeira etapa, e posteriormente aumentando sua capacidade para 30 mil espectadores. Atenderemos não só aos jogos profissionais, mas também às finais do futebol amador. Vamos fazer do futebol amador o maior do Estado do Rio de Janeiro, dando empregos indiretos e cursos aos profissionais e árbitros que irão trabalhar o ano todo no projeto. Com isso, o futebol amador revelará atletas para os clubes da nossa região e dará oportunidade para quem sonha em viver do esporte.

Apoio aos clubes de futebol, com recurso público e sem recurso público

É simples o nosso projeto para solucionar o problema econômico que assola a maioria dos clubes. Vamos investir primeiro em sua base e infra-estrutura. Serão destinados, anualmente, para cada clube recursos financeiros para realizarem obras pontuais em seus locais de treinamento e compra de materiais esportivos para toda a base (infantil, juvenil e Juniores), para dar infra-estrutura para treinamentos e jogos. No ano de 2018, temos a meta de levar os clubes de Campos para a maior competição nacional de categoria de base, a Copa SP de Juniores, custeando-os durante toda a competição.

Lei Municipal de Incentivo ao esporte

Será uma ferramenta que, com certeza, irá estimular as parcerias pública e privada no segmento do esporte. Vamos trabalhar para que esta lei seja aprovada e estimulada em nossa cidade.

Calendário anual de ciclismo e de remo

Ciclismo e Remo se enquadram no projeto de etapas. Temos dois segmentos de projetos: por etapas e em longo prazo. Como venho citando nos temas, precisamos dar estruturação. Não realizaremos as competições somente em um local, como é feito atualmente. As competições serão realizadas em três etapas: uma no verão, uma no primeiro semestre e a última, no segundo semestre. O Remo terá também três etapas nos mesmos moldes do projeto de etapas, só que em locais em que a população possa assistir aos eventos e prestigiar. Faremos etapas em Lagoa de Cima, no Farol, no Lagamar e daremos condições para fazermos etapas no rio Paraíba. Colocaremos arquibancadas para o público em toda a extensão da orla.

Fonte: Folha da Manhã / Antunis Clayton
Foto: Rodrigo Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário