quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Nível do Paraíba afeta abastecimento de água em SJB


Os moradores de São João da Barra, estão enfrentando problemas por conta das interrupções do abastecimento de água na cidade. A Cedae afirma que está tendo que suspender periodicamente o abastecimento porque o nível baixo do Rio Paraíba do Sul faz com que o mar avance e sanilize a água.

A companhia responsável pelo abastecimento na cidade disse que o valor aceitável de sal na água é de até 250 ppms (partes por milhão), e nesta quinta-feira (11) esse número estava em 1270 ppms, cinco vezes acima do valor aceitável. A Cedae afirmou que esse nível prejudica o abastecimento no ponto de captação que fica a 7 quilômetros da barra do mar.

De acordo com a companhia de água, o interrompimento é periódico e o fornecimento já foi retomado. Quem ainda tiver com algum problema de fornecimento precisa entrar em contato com a companhia para que seja feita a regularização.

A Cedae disse ainda que está em fase de licitação a perfuração de um poço para resolver o problema da salinização. Segundo a Cedae, o nível do Rio Paraíba está cerca de 50 centímetros abaixo do ideal. A água do mar está chegando ao rio em um volume acima do tolerável.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente diz que aprovou um projeto para a abertura de dois poços artesianos no município, que vão servir de alternativa para a Cedae.

Fonte: G1.com/nortefluminense
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário