sexta-feira, 22 de julho de 2016

Jiboia de 2,5 metros é resgatada em quintal de residência no Parque Prazeres


Uma jiboia de dois metros e meio de comprimento e pesando 18 quilos foi capturada no quintal de uma casa, na manhã desta sexta-feira (22), no Parque Prazeres, em Guarus, Campos.

A Guarda Ambiental Municipal (GAM) foi acionada por moradores que se depararam com a serpente no quintal e acionaram o 153. De acordo com informações do biólogo e comandante do GAM, Sávio Domingos de Figueiredo Tatagiba, o animal é o maior já resgatado no município.

Pesando 18 quilos e com dois metros e meio, a jiboia foi resgatada e levada para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), onde passará por avaliação veterinária e tratamento, quando necessário até estar apta a soltura.

A jiboia é muito perseguida por caçadores e traficantes de animais, pois tem um valor comercial alto como animal doméstico. As serpentes são animais que se alimentam de roedores, aves e lagartos. A frequência e quantidade de alimentos variam de acordo com o tamanho do animal.

De acordo com dados do GAM, no primeiro semestre de 2016, foram atendidas 269 ocorrências, sendo: 41% resgates e apreensão de animais silvestres, 26% soltura de animais silvestres, 8% apoio a outros órgãos e secretarias, 7% maus tratos a animais, 7% caça e pesca ilegal, 6% educação ambiental, 5% desmatamento e aterramento.

A jiboia é uma serpente que pode chegar a um tamanho adulto de 2 metros (Boa constrictor amarali) a 4 metros (Boa constrictor constrictor), raramente chegando a este tamanho máximo. Existe no Brasil, onde é a segunda maior cobra (a maior é a sucuri) e pode ser encontrada em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.

No Brasil, existem duas subespécies: a Boa constrictor constrictor (Forcart, 1960) e a Boa constrictor amarali (Stull, 1932). A primeira é amarelada, de hábitos mais pacíficos e própria da região amazônica e do nordeste. A segunda, jiboia-amarali, pode ser encontrada mais ao sul e sudeste do país, sendo encontrada algumas vezes em regiões mais centrais do país.

Animais silvestres resgatados no primeiro semestre de 2016: 216, sendo 122 aves, 79 mamíferos e 15 répteis. Devolvidos a natureza: 293, sendo; 54 mamíferos, 211 aves e 28 répteis.

Denúncias de crimes ambientais ou resgates de animais silvestres podem ser feitas pelos telefones 153 ou (22) 2733-7655. A ação de resgate contou com a participação dos agentes, Sávio Tatagiba, Elienilton, Rafael e Gerson.

Fonte: Campos24horas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário