sexta-feira, 3 de junho de 2016

Pré-candidato João Peixoto fala sobre projetos em A Polêmica

 
 O deputado estadual João Peixoto (PSDC) é o quarto pré-candidato à Prefeitura de Campos a ser entrevistado no Programa A Polêmica, do advogado Cláudio Andrade. O programa traz uma série de entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Campos. O primeiro entrevistado da série foi o vereador Gil Vianna (PSB), seguido de Alexandre Tadeu (PRB) e de Geraldo Pudim (PMDB). Confira abaixo a entrevista:

Cláudio Andrade: Nós sabemos que Campos tem uma área agrícola muito grande. Por que ela é tão pouco aproveitada pela prefeitura e pelo empresariado até mesmo como porta de emprego.

João Peixoto: A porta de emprego é uma coisa que mexe com meus sentimentos, porque a gente vê o dia a dia das pessoas desempregadas e a agricultura emprega muito, mas não é dado os devidos valores aos nossos produtores rurais. Por exemplo, vejo em Campos um município rico e temos ainda assim os produtores rurais abrindo poço para o seu gado beber água com enxadão. A gente fica triste em ver isso funcionando hoje em Campos. E a economia que a agricultura traz para o nosso município é enorme - se souber administrar como deve. Por exemplo, se você quer uma economia para o nosso município, quer gerar emprego... Se você hoje quiser comprar uma caixa de laranja, você vai no mercado e vai comprar. Aí eu te pergunto: pra onde vai este dinheiro da caixa de laranja? Vai pra São Paulo, porque Campos não produz laranja. Se nós incentivarmos nossos produtores a plantar laranja, isso vai fazer com que o dinheiro fique aqui e vai gerar emprego. Para ter uma plantação de laranja, vai ter que contratar mais mão de obra... uma coisa gera a outra. Outra coisa, se for no supermercado comprar uma cartela de ovos, pra onde vai o recurso da cartela de ovos. Vai pra outros estados. O dinheiro não fica aqui. Não temos uma granja em Campos. Quando tínhamos o Ceasa em Campos, gerava muitos empregos. Tem que ter matéria prima para o recurso ficar aqui. No Ceasa era tão forte, que tinha até uma agência bancária ali dentro.

Cláudio Andrade: Campos está em penúltimo lugar no índice de educação básica no estado do Rio. Caso você vença a eleição, o que pode ser feito de imediato para tentar minimizar este problema tão grave?

João Peixoto: Olha, a primeira coisa é você incentivar o professor. É você incentivar os prestadores de serviços. E como fazer isso? Com a valorização. Ter um bom salário para que eles possam trabalhar dignamente e o município de Campos dar estrutura a eles para eles exercerem a profissão. Campos está no penúltimo lugar no IDEB. O professor não trabalha com alegria. Hoje temos poucas pessoas querendo se formar como professores, porque o salário dele não é valorizado. Se eu for prefeito, o professor vai ser muito valorizado.

Cláudio Andrade: Outra questão importante é a área de saúde. Temos o HGG e o HFM passando necessidades terríveis. Como prefeito, o que você acha que pode ser feito para tentar melhorar um pouco os problemas na área da saúde de imediato?

João Peixoto: Precisamos de mais investimento na saúde. A saúde aqui em Campos tem que ser a prioridade. Se eu virar prefeito de Campos um dia, eu vou fazer um hospital no interior. Por exemplo, em Morro do Coco, em Vila Nova ou em Conselheiro vou fazer um hospital pra ser parecido como o HGG para aquele pessoal de lá não precisar se deslocar pra cá e aqui não ficar tão cheio. Se eu fizer isso, vocês vão ver o que vai acontecer com a saúde aqui no município. Outro fato é que no HFM e no HGG, não atende só o povo de Campos, vêm pessoas de outros municípios também. Aí juntam os daqui com os de fora e acontece aquele desacerto nos corredores. Tem uma pessoa que me procurou que estava há oito meses esperando para fazer uma operação. Ele juntou com os amigos e cada um ajudou e ele fez no participar. Quando foi depois deste tempo todo, ligaram pra ele para fazer a cirurgia. Se estivesse esperando podia até morrer.
 
Fonte: Jornal Online Terceira Via / Por: Cláudio Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário