domingo, 24 de janeiro de 2016

Tartarugas soltas no mar de Grussaí


Uma tarde inesquecível para moradores, veranistas e turistas, que em meio à natureza exuberante da praia de Grussaí, presenciaram a soltura de cerca de 150 tartarugas da espécie caretta caretta, na beira mar, Posto 2, em Frente ao Polo Gastronômico. De Setembro de 2015 a janeiro de 2016 a estratégia de monitoramento do Projeto Tamar localizou 500 ninhos de tartaruga.

- Trouxe meu filho de cinco anos para ver as tartarugase ele ficou encantado. Acho excelente essa ação até mesmo para tentar conscientizar algumas pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente - disse a mineira Maria Eduarda Vasconcellos. 

Segundo o biólogo de campo do Projeto Tamar, Cadu Amorim, de setembro de 2014 a março de 2015, foram monitorados 399 ninhos do Açu até o Pontal, onde nasceram 29.000 filhotes. “Atualmente estamos utilizando as estratégias de monitoramento In situ (que consiste em deixar o ninho no local encontrado) e Transferência Praia (objetiva remover ninhos onde possam sofrer alguma interferência humana e natural)”, explicou Cadu.

Vale lembrar que, a cada 100 tartarugas, apenas uma ou duas chegam à idade reprodutiva, que é entre 30 e 35 anos. Uma das maiores causas da mortandade das tartarugas é a ação humana com a pesca irregular e o lixo dispensado em vias públicas e na praia. 



Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário