sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Olhar para o futuro de Campos


Na véspera de completar 38 anos, a Folha da Manhã voltou seu olhar para o futuro e entregou nessa quinta-feira (7) a pré-candidatos à Prefeitura de Campos propostas e sugestões para a próxima gestão do município. O documento, resultante da série “Princípios para Campos”, traz opiniões de especialistas nas mais diferentes áreas — de Saúde à Cultura, de Política a Esportes. A diretora da Folha, Diva Abreu Barbosa, desejou sorte e empenho aos pré-candidatos e que a série Princípios sirva de bússola para nortear o próximo prefeito.

Todos os políticos que já manifestaram a possibilidade de estarem na disputa de 2016 à Prefeitura de Campos foram convidados. Estiveram presentes os deputados estaduais João Peixoto (PSDC) e Papinha (PP), os vereadores Jorge Magal (PR) e Rafael Diniz (PPS), o vice-prefeito Dr. Chicão (PP) e o presidente do PSOL de Campos, Léo Zanzi. Enviaram representantes o deputado estadual Geraldo Pudim (PMDB), os vereadores Tadeu Tô Contigo (PRB), Mauro Silva (PT do B) e Gil Viana (PSB) e Arnaldo e Caio Vianna (ambos do PDT). Não compareceram os secretários municipais Thiago Ferrugem (PR) e Suledil Bernardino (PR), os vereadores Nildo Cardoso (PSD), Auxiliadora Freitas (PHS) e Édson Batista (PTB).

O diretor de Redação Aluysio Abreu Barbosa explicou aos pré-candidatos que o documento que estavam recebendo era fruto de quatro meses de trabalho da redação do jornal. Encadernados estavam o artigo do jornalista Ricardo André Vasconcelos — publicado em 11 de agosto na Folha e que deu origem à série — e as matérias de abertura, em setembro, e a última, domingo passado, com propostas para cada setor, repercutidas também com políticos. Junto foram entregues DVDs com as matérias da série.

— Espero que esses pontos estejam nos programas de governo do próximo prefeito e que sejam cumpridos por quem quer que seja eleito — explicou o diretor.

Diva Abreu Barbosa disse desejar que o próximo prefeito pense melhor o município e que o brasileiro, de modo geral, reflita mais antes de escolher seus governantes: “A crise existe, mas com trabalho e dedicação é possível vencê-la. Espero que o novo governante, seja qual for, lembre-se que o povo merece mais”, destacou.


Representantes destacam importância

Representando Geraldo Pudim, o jornalista Leandro Nunes disse que o PMDB, através da Fundação Ulisses Guimarães, tem promovido diversos encontros para discutir o futuro dos municípios e ressaltou a iniciativa da Folha.

Presidente do PSOL, Léo Zanzi ressaltou que as políticas públicas têm que ser voltadas para a população mais carente e mais desassistida e afirmou que 100% do que está no documento precisa ser adotado pelo próximo gestor, mas destacou que ainda falta muita coisa.

O professor Paulo Vizela, que representou o PDT de Arnaldo e Caio Vianna, disse que, mais importante que mudar os nomes, é primordial mudar os métodos de gestão.

Os também jornalistas Chico Perrout (assessor de Mauro Silva) e Leonardo Alvarenga (de Alexandre Tadeu Tô Contigo) elogiaram a iniciativa da Folha. O mesmo fez Afrânio dos Santos Júnior, que representou Gil Viana.

Dr. Chicão (PP) - Vice-prefeito
“É muito importante essa iniciativa. Todos nós sabemos da crise que atingiu todos os governos — federal, estadual e municipal — e propostas sempre são bem vindas. Vou estudar cada ponto junto com minha equipe”.

João Peixoto (PSDC) - Deputado estadual 
“Este trabalho realizado pela Folha é muito importante para quem pensa em governar a nossa cidade. Vamos elaborar nosso plano de governo com base em diversos princípios apontados neste relatório e a população poderá nos cobrar a colocação em prática”.

Papinha (PP) - Deputado estadual
“Esse conjunto de propostas apresentado pela Folha da Manhã é muito importante porque representa o que o povo pensa e o que especialistas pensam para nossa cidade. Vou olhar com muito carinho e espero que o próximo prefeito eleito ponha em prática”.

Jorge Magal (PR) – Vereador
“Hoje é um dia muito importante porque vemos um órgão de comunicação não preocupado com nomes, mas sim com o município como um todo. Desde que as matérias começaram temos mantido um arquivo e, com certeza, o que está aqui contará do nosso plano de governo”.

Rafael Diniz (PPS) – Vereador
“É muito importante o debate e essa iniciativa da Folha mostra isso. É preciso deixar de debater as pessoas e debater o que é melhor para nossa cidade. Esse trabalho realizado pela Folha só tem a ajudar o próximo prefeito de Campos”.

Rogério Matoso (PMB) - Ex-vereador
“Estamos vivendo um momento diferente. Esse documento traz uma variedade de cabeças e segmentos para nortear a próxima gestão. É um momento importante e espero que o próximo prefeito realmente o ponha em prática”.

Mauro Silva (PT do B) – Vereador
“As sugestões são bem vindas. Nosso plano de governo vai ouvir todos os segmentos da sociedade. Esse trabalho da Folha vem ao encontro do nosso planejamento estratégico. Vamos ler com atenção e aproveitar o que considerarmos importante para o plano”.

Alexandre Tadeu (PRB) - Vereador
“É fundamental ouvir a população, assim, o próximo prefeito saberá das reais necessidades do povo. E também as propostas apresentadas por especialistas em cada área. É lamentável que, hoje, isso não aconteça”.






Fonte: Folha da Manhã / Suzy Monteiro e Alexandre Bastos
Fotos: Alessandra Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário