quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Em Campos quadro na Saúde ainda é de corredores lotados



Sem resolução segue a insistente “enfermaria-corredor” existente — ainda que de forma inadequada — nos hospitais municipais Ferreira Machado (HFM) e Geral de Guarus (HGG), em Campos. A problemática perdura por meses nas unidades hospitalares e se posiciona em sentido contrário aos dados divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo a FMS, “o processo de otimização da regulação de pacientes implantado pela Prefeitura faz com que eles levem o menor tempo para a definição da internação na rede”.

Pela manhã, na tarde e na noite dessa quarta-feira (2), a equipe da Folha esteve nos dois hospitais municipais, considerados pela FMS como unidades de “livre demanda” e o cenário encontrado não foi diferente do acompanhado nos últimos dias. Corredores repletos de macas, com pacientes recebendo cuidados médicos sem a devida recepção em instalação apropriada.

Ainda assim, a assessoria de imprensa da secretaria de Saúde, informou, por meio de nota, que o número de diárias autorizadas pela Central de Regulação Municipal aumentou, ajudando a reduzir o número de óbitos. A secretaria ainda revelou que o município dispõe de 1.402 leitos, incluindo os de UTI, de especialidades, clínicos e cirúrgicos. Entretanto, confirma que apesar dos avanços quanto ao número de leitos, ainda existem dificuldades, principalmente porque Campos atende toda a região Norte e Noroeste do estado.

Em recente entrevista à Folha da Manhã, o secretário de Saúde Geraldo Venâncio afirmou: “Corredor não é lugar para ter doente, mas na emergência nível três, é o corredor ou a rua.

Fonte: Folha da Manhã / Marcus Pinheiro
Foto: Genilson Pessanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário