segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Detro realiza audiência em Campos para debater licitação de ônibus intermunicipais


A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), realizou na tarde desta segunda-feira (09/11) a sexta audiência pública, da série de 12 que serão realizadas no estado, para debater a licitação do sistema de ônibus intermunicipal. A reunião ocorreu entre 14h e 17h, no Sesi de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e contou com a presença de 92 pessoas, entre autoridades públicas e políticas, usuários do transporte, administradores públicos, entidades patronais e laborais.

Durante a audiência, foram levantadas 38 questões para serem analisadas pelo corpo de elaboração do edital de licitação. Entre os assuntos abordados estão: parâmetros para a definição das tarifas, idade mínima para concessão da gratuidade do idoso, critérios para participação de empresas estrangeiras no processo licitatório, padronização da frota e investimentos da outorga arrecadada com a concorrência no setor de transportes. 

Na reunião, foram apresentadas as projeções e definições dos lotes de regiões que serão licitados, todo o processo da licitação e diversas exigências que terão de ser cumpridas pelas empresas candidatas a participar do consórcio. O presidente do Detro, Carlos Luiz Martins, ressaltou a importância da participação da população para aprimorar os estudos da licitação. "Campos dos Goytacazes é um importante município do Norte Fluminense, por isso, convidamos a população a participar desta audiência. A reunião de hoje trouxe muitas sugestões relevantes, que certamente ajudarão a compor o estudo da licitação. Amanhã, vamos a Itaperuna ouvir as demandas da região Noroeste. Convidamos todos a participar e colaborar com este processo inédito no estado do Rio", concluiu Carlos Luiz Martins.

O deputado estadual João Peixoto (PSDC) que chegou acompanhado do vereador de Campos dos Goytacazes José Carlos (PSDC), comentou a realização da audiência no município do Norte Fluminense.
 "Eu como Membro da Comissão de Transportes da Alerj, me sinto horando em estar aqui participando dessa importante audiência pública em Campos. Esta é a primeira vez que um processo licitatório dessas características é realizado pelo Governo do Estado, tenho certeza que irá melhorar muito o serviço ao usuário." Disse Peixoto

As audiências públicas são o primeiro passo do processo que contratará operadores para atuarem no sistema de transporte coletivo público por ônibus no Estado do Rio de Janeiro. O projeto prevê a licitação para empresas ou consórcios por 20 anos e maior integração com os demais modais, racionalizando os trajetos e melhorando o serviço aos usuários. As empresas ou consórcios interessados em participar da licitação terão que cumprir as exigências de qualificação técnica estabelecidas pelo Governo do Estado e a concorrência será definida pelo maior valor de outorga.





Fotos: Alessandra Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário