quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Tartarugas marinhas voltam às praias brasileiras para a reprodução


Está aberta desde o começo do mês de setembro, a 35ª temporada de reprodução das tartarugas marinhas no Brasil 2015-2016. De setembro a março, as fêmeas visitam a nossa costa para desovar. Nas praias da Bahia, de Sergipe, Rio Grande do Norte, do Espírito Santo e Rio de Janeiro é realizado o monitoramento noturno para flagrar fêmeas em ato de postura de ovos, observar o comportamento do animal durante a desova, registrar dados morfométricos e coletar material biológico para posterior análise genética.

Na região Norte Fluminense, o Tamar atua desde 1992. A base de pesquisa e conservaão da Bacia de Campos, localizada no Farol de São Thomé, monitora aproximadamente 105 km de praias, abrangendo os municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. É área de alimentação para as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e de reprodução para a tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta).

O período reprodutivo das tartarugas marinhas acontece entre os meses de setembro e março, quando fêmeas procuram as praias do litoral norte fluminense para desovar. As fêmeas e os filhotes que saem dos ninhos depositados nas areias são diretamente impactados por vários fatores, como a iluminação artificial inadequada (fotopoluição), as redes de pesca e a captura incidental, o trânsito de veículos na praia e a poluição, entre outros perigos.

Durante o dia, o trabalho é feito para localizar e marcar os ninhos in situ (no local original de postura pela fêmea). Quando necessário, pela ameaça humana ou da natureza, as desovas são transferidas para locais seguros (outros trechos de praia ou cercados de incubação situados nas bases do Tamar). Graças ao trabalho de sensibilização, educação ambiental e de inclusão social junto às comunidades locais e turistas, cerca de 80% dos ninhos permanecem em seu local original.




Fonte: PROJETOTAMAR.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário