quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Pezão vistoria obras de ampliação do Instituto do Cérebro


O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Saúde, Felipe Peixoto, visitaram, nesta segunda-feira (28/9), as obras de ampliação do Instituto Estadual do Cérebro (IEC), no Centro do Rio. A construção anexa à unidade, com 13 mil metros quadrados, terá 12 pavimentos. A previsão de conclusão da obra, realizada pela Emop (Empresa de Obras Públicas), vinculada à Secretaria de Obras, é em 2016.

– Marcamos para o dia 28 de dezembro a inauguração de parte da obra, quando vamos entregar equipamentos modernos e novos laboratórios. Vamos dar esse presente para a população entre o Natal e o Ano Novo, para continuarmos a salvar vidas e permitir a sequência desse belíssimo trabalho que vem sendo feito aqui – disse Pezão.


A nova unidade contará com 135 leitos de internação e 15 de UTI pediátrica. Além disso, a cobertura do prédio vai ganhar um centro de reabilitação com fisioterapia, piscina e recuperação de movimentos para pacientes com dificuldade motora. Também será construído um apartamento funcional, capaz de reeducar o recém-operado à convivência na sua moradia. Crianças em idade escolar internadas para tratamentos longos terão à disposição uma sala de aula, com professor.

– Estou muito feliz de ver que o Centro de Estudos está com a obra praticamente finalizada e vamos inaugurá-lo junto com os laboratórios e um aparelho inédito na rede de saúde pública do país, o Gamma Knife. Esse equipamento permite a realização de cirurgias não-invasivas e só há dois no Brasil, na rede privada. Quando toda a obra estiver completa, será possível que os pacientes operados no instituto prossigam com a internação pós-cirúrgica aqui mesmo. Hoje, eles são encaminhados para o Hospital Anchieta. Isso vai ajudar também a liberar esses leitos de retaguarda para receber pacientes de outras unidades nossas – explicou Felipe Peixoto.


Completando dois anos de atividade, o IEC já realizou mais de 2,4 mil cirurgias, 21 mil consultas e 44 mil exames de imagem, entre tomografias, ressonâncias e hemodinâmicas. A unidade conta com 180 médicos, sob o comando do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, um dos principais especialistas em neurocirurgia do país.

São quatro centros cirúrgicos – todos com capacidade para realizar cirurgias neuronavegacionais (operação menos invasiva feita por computador) –, e um centro equipado com ressonância magnética (sala híbrida), além de nove consultórios, 38 leitos de UTI adulto, seis leitos de UTI pediátrica e dois leitos para pacientes com epilepsia.

A unidade recebeu, em agosto, um título de reconhecimento mundial. O instituto foi certificado como centro de referência internacional para pós-graduação em neurocirurgia pela Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia (World Federation of Neurosurgical Societies). O IEC é o 18º centro no mundo a receber este credenciamento pelo órgão.

Fonte: ASCOM
Fotos: Diculgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário