quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Experiência do Rio Rural é referência para o Espírito Santo




O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, recebeu na manhã desta quinta-feira (17/9) uma equipe da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Estado de Espírito Santo (Seap), que está em visita ao Rio de Janeiro para conhecer as estratégias de desenvolvimento sustentável do setor rural fluminense. Os dois estados vizinhos buscam trocar experiências e articular parcerias, tendo em vista que o governo capixaba planeja fortalecer ações para o campo, com foco em suas microbacias hidrográficas.

Representando o governo capixaba, participaram da reunião o subsecretário de Desenvolvimento Agropecuário, Marcelo Suzart, o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Wanderley Stuhr, e o diretor técnico da instituição, Lucio Herzog De Muner. Durante todo o dia, os visitantes se reuniram com gestores da Emater-Rio e da Pesagro-Rio, empresas executoras do Programa Rio Rural. 

Ao receber a equipe, Christino lembrou os desafios para a consolidação do programa e destacou a integração de políticas públicas para o campo, utilizando o planejamento participativo nas microbacias. “Fizemos do Rio Rural a espinha dorsal das nossas ações, articulando com outros programas e incluindo quem atua no campo, de forma abrangente. Nesse processo, todos devem ser ouvidos e podem dar suas contribuições ao trabalho realizado nas microbacias”, afirmou.


O secretário estadual de Agricultura defendeu também que o Rio de Janeiro e o Espírito Santo estabeleçam uma pauta comum voltada para o desenvolvimento do setor agropecuário, principalmente nas microbacias hidrográficas localizadas em municípios limítrofes entre os dois estados. “O Rio Itabapoana, que delimita nossa fronteira, não nos separa. Pelo contrário, é um fator de união de quem vive em seu entorno, compartilha os recursos naturais e possui uma relação econômica”, disse. 

Ainda na reunião, Christino defendeu a ampliação do diálogo entre os comitês de bacias nos dois estados e uma articulação entre secretarias de Agricultura e o Governo Federal, para promover a integração entre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o planejamento em microbacias. Para ele, isso facilitará a adequação das propriedades rurais e sua sustentabilidade econômica e ambiental.

Na avaliação do subsecretário de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo, Marcelo Suzart, a visita ao Rio de Janeiro será importante para facilitar e acelerar o processo de desenvolvimento rural em seu estado. “A experiência do Rio Rural vai nos permitir ganhar tempo, pois não vamos precisar enfrentar todas as dificuldades, da mesma forma. Percebemos que a eficiência do trabalho muda a realidade das microbacias, criando um ambiente favorável à sustentabilidade”, declarou Marcelo, representando o secretário de Agricultura de seu estado, Octaciano Neto.

Fonte: ASCOM
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário