quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Atleta chega a Atafona após percorrer Paraíba do Sul

Percurso de 1200 quilômetros de caiaque entre a nascente e a foz integra uma tese de pós-doutorado.

Esporte e ciência nortearam a aventura do atleta profissional Pedro Oliva, 33 anos, que na última segunda-feira (14/09) concluiu de caiaque o percurso de aproximadamente 1.200 quilômetros entre a nascente do rio Paraíba do Sul e a sua foz, em Atafona, litoral de São João da Barra. Parte da tese de pós-doutorado do paulista Felipe Pacheco, a viagem teve duração de 61 dias e foi acompanhada por equipes de apoio que recolheram com o atleta amostras coletadas nos diversos pontos do rio e o auxiliaram na colocação de sensores para monitoramento do nível da água e da salinidade.


O trabalho mobilizou aproximadamente 50 pessoas e conta com parceria de diversas universidades públicas e de institutos como o Centro de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (CEMADEN) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Também apoiam a iniciativa a Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil nas 33 cidades percorridas dentro dos três estados por onde o rio Paraíba do Sul passa.

Todo o material analisado e o que for apurado dos estudos que ainda serão feitos em parceria com a UERJ, UNESP e UENF se transformarão em um documentário que será disponibilizado a toda a sociedade, especialmente das cidades por onde o rio passa.

Para o atleta Pedro Oliva, integrar a sociedade a um trabalho científico e uni-lo ao esporte é uma experiência única e maravilhosa. “São muitas pessoas envolvidas pensando em buscar soluções para os impactos que o rio vem sofrendo ao longo dos anos. Mesmo com tanta degradação, a natureza é linda e é possível ver que em cada área existem particularidades, mas chego aqui, onde o rio termina, com a certeza de que provavelmente teremos medidas para ajudar o Paraíba e que se iniciarão aqui”, disse emocionado.



Fonte: ASCOM
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário