segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Prumo promove campanha “Pequenos Disseminadores de Trânsito” nas escolas municipais de São João da Barra

Foto: ASCOM/PRUMO

Conscientizar as crianças sobre os deveres e direitos no trânsito. Este é o principal objetivo da campanha “Pequenos Disseminadores de Trânsito”, que foi lançada pela Prumo na última semana em São João da Barra.

Realizada nas escolas municipais, a campanha alerta os alunos do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano e EJA) sobre os cuidados ao atravessar a rua, a necessidade de sempre utilizar o cinto de segurança e os limites de velocidade. Além disso, eles também são orientados a escolher lugares seguros para brincar, evitando áreas ao lado de estradas e ruas. 

“A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante na formação de cidadãos conscientes e críticos. Esperamos, com a campanha, formar um comportamento seguro dos alunos enquanto usuários das vias públicas”, conta Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social da Prumo.

Entre os temas que são abordados nas palestras estão o espaço urbano, o trajeto casa-escola, os meios de transporte, as diferenças de velocidade dos veículos nas ruas e estradas, a utilização de animais para transporte e os riscos de animais soltos nas estradas e ruas. Os alunos também conhecem as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas.

A campanha faz parte do Programa de Controle e Melhoria do Tráfego desenvolvido pela Prumo e conta com apoio das Secretarias Municipais de Transporte e Trânsito, Educação e Cultura de São João da Barra.



Campanha 
No último mês a Prumo realizou a campanha “Trânsito Seguro, Abrace essa Ideia” nas estradas de acesso ao Porto do Açu. O objetivo foi alertar que motoristas que trafegam pelas rodovias devem ficar atentos com a presença de animais soltos nas proximidades da pista e na via. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, esta é uma das principais causas de acidentes de trânsito nas estradas. 

No total, nas 5 blitz realizadas foram abordados cerca de 1,5 mil motoristas. Eles foram alertados sobre os perigos de cruzar com animais nas vias e orientados para terem atenção redobrada na direção. A campanha incluiu também a distribuição de folhetos explicativos para alertar sobre os perigos que os animais representam na pista, além de informar os procedimentos necessários para minimizar os riscos de acidentes.

Caso encontre animais soltos na pista, o motorista deve entrar em contato com a Secretaria de Transportes de São João da Barra pelo telefone (22) 99716-2669.

Fonte: Prumologística

Nenhum comentário:

Postar um comentário