terça-feira, 21 de julho de 2015

Tecnologia de segurança inédita no Brasil

O Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rêgo, órgão da Marinha do Brasil, aprovou o projeto de implantação do VTS (Vessel Traffic Service) no Porto do Açu. O VTS é um sistema que monitora ativamente o tráfego aquaviário, melhorando a segurança e eficiência na movimentação de embarcações. O Açu será o primeiro porto brasileiro a contar com o sistema, que fornece uma série de informações como localização, velocidade, porte, calado, tipo de carga e bandeira das embarcações.

Os fatores chave do VTS são a equipe qualificada, a tecnologia instalada e a integração das informações. Entre os principais dispositivos estão o AIS (Automatic Identification System), o Radar, os sistemas de comunicação e o medidor de altura das ondas, maré e vento, além das câmeras de monitoramento.

A previsão é que, até o final de novembro, a Marinha emita a Licença de Operação do VTS.

Integração — O VTS, que é integrado ao AIS, funciona como um scanner 360º, com alcance de 50 quilômetros. Ele detecta, em tempo real, embarcações de pequeno porte dos mais diversos tipos, como barcos de apoio e de pesca. O sistema mostra em ambiente gráfico os movimentos das embarcações, colocando-as sobrepostas a uma carta náutica digital, informando a identificação de cada embarcação, evitando com isso o posicionamento indevido.

O AIS, já em funcionamento no Açu, monitora todas as embarcações de grande porte destinadas ao porto ou que operam no canal do Terminal 2.

Além disso, há o monitoramento realizado por meio de câmeras de vigilância de alta-definição com visão noturna, sistema de comunicação via rádio com todas as embarcações que entram e saem do canal, sensores, entre outros equipamentos, que recebem dados que permitem monitorar e controlar o tráfego marítimo.

Essa integração torna o Porto do Açu o mais eficiente em segurança marítima do país. A previsão é que o Açu movimente, num prazo de 5 anos, cerca de 6 mil embarcações por ano.
Sistemas VTS estão instalados em mais de 500 portos em todo o mundo. No Relatório de Competitividade Global de 2014/2015, do Fórum Econômico Mundial, a qualidade da infraestrutura portuária de 144 países foi avaliada. O Brasil foi classificado na 122ª posição, ficando à frente apenas da Venezuela e Bolívia, em relação aos países da América do Sul. Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes aponta que a não existência de VTS contribui para o atraso do modelo de gestão dos portos.

Fonte: Folha da Manhã
Foto: Rodrigo Silveira

Um comentário:

  1. Olá Alessandra,
    Meu nome é Dennis Teixeira e sou um dos diretores da DefenSea Consultoria, sediada no Rio de Janeiro.
    Gostaria de parabeniza-la pela importante matéria sobre a implantação de um VTS no Porto do Açu.
    A DefenSea Consultoria participou diretamente deste projeto, inclusive com a elaboração de procedimentos operacionais, orientação para o treinamento dos operadores e condução do processo de homologação na Marinha.
    Nós possuímos experiência anterior em projetos deste tipo, inclusive no exterior.
    Em fevereiro deste ano, publicamos em nosso site um texto bastante interessante sobre a situação portuária nacional, com foco na implementação de sistemas de controle de tráfego marítimo (VTS) e, coincidentemente, abordamos alguns pontos citados no seu post.
    Assim, convido-lhe a acessar a matéria no site da DefenSea Consultoria em http://www.defensea.com.br/noticias/a-situacao-portuaria-no-brasil-implementacao-de-sistemas-de-controle-de-trafego-maritimo-e-de-melhorias-na-seguranca-fisica-das-instalacoes/
    Caso necessite esclarecer alguma dúvida, por favor contate-nos pelo contato@defensea.com.br
    Muito obrigado.

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