sexta-feira, 31 de julho de 2015

Especialista explica que é possível dar à luz dormindo e não sentir nada

Caso ocorreu com jovem de 20 anos em Itaperuna, no RJ.
Parto intrigou amigos, familiares, bombeiros e até médicos.


O caso de uma jovem de 20 anos que deu à luz uma menina enquanto dormia, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, e que está intrigando até mesmo a medicina, pode ter uma explicação. Segundo o obstetra especialista em partos de alto risco, Fernando Azevedo, isso pode ocorrer quando a gestante é acometida pela “incompetência istmo cervical” (IIC).

A IIC é quando o colo do útero perde a capacidade de manter a gravidez, como em um aborto espontâneo. De acordo com explicações médicas, ainda assim, esse caso não é comum para uma gestante de sete meses, como no caso publicado pelo G1 nesta quinta-feira (30).


Para Fernando Azevedo, médico e diretor de obstetrícia e especialista em partos de alto risco do Hospital Plantadores de Cana, referência em maternidade do Norte Fluminense, o caso é completamente incomum.

“Todo mundo sabe que os trabalhos de parto são muito dolorosos, mesmo que a dor seja diferente para cada pessoa. Sem dor, dormindo, é muito estranho. Tenho 34 anos na obstetrícia e não conheço nenhum caso que alguém tenha entrado em trabalho de parto dormindo e acordou com o bebê já nascido. Eu considero esse caso como inexplicável”, ressalta o obstetra. 

O médico informou que um trabalho de parto dura, em média, oito horas na primeira gestação e cerca de seis horas para a segunda. “É muito tempo para sentir contração, mesmo que elas não sejam muito doloridas”, ressalta o obstetra.

Ele disse que o mais plausível para explicar esse caso é que a jovem tenha sofrido uma incompetência istmo cervical, também chamada de incompetência do cólo do útero, que é quando o colo do útero perde a capacidade de segurar a criança. Mas segundo o médico, isso normalmente acontece quando uma mulher sofre um aborto natural.

“Com o peso do bebê, dá passagem para o bebê e para a placenta, é como se ele escorregasse e não tem dor. Apesar de não chegar ao sete meses. Mas dessa forma é possível sim”, aponta o obstetra.



Relembre o caso

Uma jovem deu à luz uma menina, prematuramente aos 7 meses, enquanto estava dormindo, na manhã dessa quinta-feira (30), no bairro Vale do Sol, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

Kelly Cristina da Silva Menezes, de 20 anos, só se deu conta do que havia acontecido quando o filho mais velho, de 1 ano e meio, começou a gritar, segundo informações passadas por uma amiga da mulher. A mãe e o bebê foram encaminhados para o Hospital São José do Havaí. Apesar do susto, ambas passam bem, segundo os bombeiros.


Fonte: G1.com
Foto: Reprodução/Blog do Adilson Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário